A reunião do Conselho Deliberativo do Consórcio Paraná Saúde aprovou nesta terça-feira (22) a aquisição de dez medicamentos do chamado kit intubação. A compra tem o teto orçamentário de R$ 15 milhões e será feita por convênio entre os municípios interessados e participantes do consórcio. Serão 1.321.392 unidades, entre bloqueador neuromuscular, anestésico e anticoagulante.
O Estado também articulou e aprovou a aquisição. A proposta atende a uma solicitação do Cosems-PR (Conselho de Secretários Municipais do Paraná).
"Este é o principal objetivo dos consórcios, ser apoiador e servir de ferramenta para ajudar as cidades”, explicou o prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho, que preside o Consórcio Paraná Saúde.
Leia mais:
3 em cada 10 homens nunca fizeram nem pretendem fazer exame de toque retal, diz pesquisa
Alunos da rede municipal terão atendimento oftalmológico gratuito neste sábado
Escassez de vacinas contra Covid indica falta de planejamento do governo, dizem especialistas
Aumenta o número de surtos de doenças diarreicas no PR; atenção deve ser redobrada com crianças
Segundo ele, a aquisição envolverá medicamentos elencados como prioritários e agora seguirá os trâmites legais, como publicação de edital de compra e assinatura do convênio junto aos municípios interessados.
"Temos certeza que será uma importante ação neste momento de pandemia, pois municípios de menor porte apresentam e encontram dificuldades para aquisição destes medicamentos. como o consórcio efetua a compra em grandes volumes, acreditamos que no máximo em 30 dias conseguiremos fazer o repasse”, afirmou o prefeito.
De acordo com o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, a proposta aprovada para a compra dos medicamentos será feita com recursos municipais.
"Até o momento, 150 municípios manifestaram a possibilidade de participação. O consórcio, nesta premissa, vai liderar uma grande compra, conseguindo economicidade para os municípios, pois a estratégia permite ganho em volume e escala”, disse.
O Consórcio Paraná Saúde atua há 22 anos e tem a participação de 398 municípios paranaenses.