Notícias

Paraná pede novas doses de vacinas contra a gripe

22 jun 2012 às 12:26

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) vai pedir ao Ministério da Saúde novas doses de vacina contra a gripe A. A meta é reforçar a imunização, atendendo os grupos mais suscetíveis à doença. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) durante uma vídeoonferência que envolveu as 22 regionais da secretaria no estado. Mais vacinas devem chegar ao Estado na próxima semana.

De acordo com a secretaria, não há como promover uma campanha de vacinação em massa porque o estoque não atende toda a população. As doses extras que o Paraná conseguir serão destinadas a pessoas que apresentam fatores de risco para a doença ou grupos mais suscetíveis, como crianças de até cinco anos que frequentam creches públicas.


Segundo o secretário Caputo Neto, o Estado está preparado para enfrentar a gripe A - um dos três tipos de influenza contra os quais a vacina oferece proteção - e, apesar do aumento no número de casos este ano, não há motivo para pânico ou medidas mais drásticas. Ao contrário do que ocorreu em 2009, o Estado tem medicamento em volume suficiente e adotou medidas preventivas.


"Além de vacinarmos mais de 1,5 milhão de paranaenses dos grupos prioritários, já descentralizamos o tratamento, repassando o antiviral oseltamivir para os municípios e inclusive para hospitais privados, produzimos material informativo e instalamos a sala de situação da gripe para o monitoramento constante", afirmou o secretário.

O Paraná está em alerta devido ao aumento no número de casos nos últimos dias. Neste ano o Estado já confirmou 64 casos e cinco mortes – entre elas a de um paranaense que adquiriu a doença e morreu no Nordeste do País. A situação dos demais estados da região Sul também é preocupante. Santa Catarina já confirmou 268 casos e 21 mortes neste ano.


Continue lendo