A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná informou que mantém o alerta para a entrada do vírus da dengue 4. O sorotipo já foi isolado em dez estados brasileiros, inclusive em São Paulo, que faz divisa com o Paraná.
O den4 não é mais grave que os outros sorotipos identificados no Paraná (den1, den2 e den3), no entanto, se uma pessoa que já teve dengue se contaminar outra vez, aumenta o risco do quadro se agravar. Entre agosto de 2011 e fevereiro de 2012 foram registrados dois casos graves no Estado. Os pacientes foram medicados e passam bem.
Atualmente, 87 municípios, dos 263 infestados pelo mosquito Aedes aegypti, estão em situação crítica e a maioria deles começou a apresentar confirmações a partir do mês de fevereiro. O período de maior risco segue até o mês de abril.
De acordo com o novo informe divulgado nesta terça-feira, 28, foram notificados 14.031 casos de dengue no Paraná, sendo que 385 foram confirmados. Destes, 309 são casos autóctones (cuja infecção ocorreu dentro do Estado).
Monitoramento - A Secretaria da Saúde, através das 22 regionais de saúde, vem aplicando os roteiros de supervisão em todos os municípios do Paraná. Com este roteiro é possível identificar se há falhas nas ações de controle do mosquito, na notificação de casos suspeitos e na assistência aos doentes.
Além disso, a Secretaria da Saúde vem monitorado o uso do inseticida (fumacê) nos municípios através de solicitação assinada pelo gestor municipal e encaminhada também ao Ministério Público em cumprimento a resolução 412/2012 de dezembro de 2011.