A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove de 1º a 29 de outubro, em todo o Paraná, a Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D de mobilização nacional será no terceiro sábado do mês, dia 16.
O objetivo da iniciativa, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (30), é atualizar a carteira de imunização de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização.
Ao todo, 18 tipos de vacinas foram disponibilizadas aos municípios para prevenção de doenças como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, meningite, entre outras, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Sesa já enviou 1.235.186 imunizantes para os municípios.
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
“Pedimos aos pais e responsáveis que levem as crianças com a carteirinha até um posto de saúde mais próximo da sua residência e coloque a imunização em dia. Vacinas salvam vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
No Paraná, 1.435 salas de vacinas públicas estão cadastradas no PNI, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde Familiar (ESF), postos, departamentos e centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Covid-19
Adolescentes que tenham se vacinado contra a Covid-19 podem tomar outras vacinas do calendário sem precisar esperar um intervalo mínimo. A orientação foi oficializada pelo Ministério da Saúde na nota técnica nº 1203/2021 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).