Notícias

Paraná: crianças e jovens serão vacinados contra gripe

21 jun 2010 às 19:21

O Paraná encerrou o calendário oficial de vacinação contra a gripe A com a maior cobertura de imunizações no País. Depois de alcançar 126% da meta prevista pelo Ministério da Saúde, nos grupos prioritários, o que representa 5,3 milhões de pessoas, o Estado, desde a semana passada, orienta municípios a vacinar, com doses remanescentes da campanha, crianças e jovens, de 9 a 19 anos.

Os postos de vacinação também seguem aplicando a segunda dose da vacina em crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos. A orientação é realizar busca ativa para garantir o maior número de pessoas imunizadas. "Já passamos a orientação para às regionais e secretarias municipais de saúde. Alguns lotes da vacina enviada pelo Ministério da Saúde estão próximas da data de vencimento e não queremos, de forma alguma, perder doses", afirmou o secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Júnior.


Essa faixa etária foi escolhida por não precisar de segunda dose da vacina, já que não há garantia que mais doses serão distribuídas. Além disso, segundo o secretário, trata-se de uma faixa etária que circula em diversos locais e pode facilitar a disseminação do vírus H1N1.


Na semana passada o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez balanço da campanha que ocorre em todo o País. Na avaliação do ministro, o Brasil superou a meta de atingir 80% do público alvo total, previsto nos grupos prioritários. Com quase 82 milhões de pessoas vacinadas e atingindo o índice de 86%.

Na apresentação de Temporão, ele destacou o Paraná ter a maior média de cobertura vacinal, atingindo 5,3 milhões de pessoas, o que equivale a 126% do público previsto. Durante a semana passada, o Estado também vacinou os profissionais da área de educação em iniciativa inédita no País (com site CGN).


Continue lendo