Na hora de escolher uma dieta, muitas vezes surge a dúvida: cortar mais carboidrato ou gordura? De acordo com um estudo do Instituto Nacional da Saúde (NIH, na sigla em inglês), dos EUA, não há mais motivo para um ponto de interrogação. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira na revista "Cell Metabolism", diz que restringir a gordura da alimentação pode levar à maior perda de gordura corporal do que uma dieta low carb. O trabalho se dedicou a comparar matematicamente as gramas perdidas com ambas dietas.
Segundo Kevin Hall, pesquisador sobre o metabolismo do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, após a comparação entre as duas dietas, o modelo matemático se provou correto. A perda de gordura corporal com a dieta de restrição de gordura foi maior se comparada a de restrição de carboidrato, mesmo que mais gordura tenha sido queimada com a dieta de baixo carboidrato.
Ele afirmou, porém, que durante períodos prolongados, o modelo prevê que o corpo age para minimizar as diferenças entre as dietas que são iguais em calorias, mas variam nos índices de carboidratos para gordura.
A queima de gordura não significa necessariamente que a pessoa perde gordura corporal pondera Hall, autor do estudo. Há teorias que afirmam que as dietas de baixo carboidrato são mais eficazes para a perda de gordura porque diminuem os níveis da insulina, que ajudam a regular o tecido adiposo. Outras teorias dão conta de que as calorias dos carboidratos são mais engordativas. Nossos resultados mostraram que nem todas as calorias são iguais quando se trata de perda de gordura corporal e que não há vantagem metabólica na dieta low carb sobre a dieta de baixa gordura.
Hall afirmou que seu estudo foi o primeiro a comparar o corte exato de calorias na dieta de carboidrato e na dieta de gordura (em ambos os casos foram de 30%). O objetivo era descobrir como seria o metabolismo em ambas as situações.
Para isso, contou com 19 adultos obesos que ficaram "concentrados" no Centro Clínico do NIH por duas semana. Em uma semana, os pesquisadores ofereceram a dieta de carboidratos. Na outra, a dieta de gordura.
Todos os participantes tiveram seus alimentos controlados, assim como suas taxas de perda de gordura corporal (foram utilizadas tecnologias de precisão como a calorimetria). O estudo, no entanto, não especificou qual o tipo de gordura que os participantes perderam.
Segundo o pesquisador, a perda de peso na dieta de gordura foi cerca de 40 gramas a mais, por dia, se comparado à dieta de baixo carboidrato (89 gramas e 53 gramas, respectivamente).
Embora estes números pareçam pequenos foram estatisticamente significativos. Esta diferença não aconteceu por acaso afirma Hall. O importante é que encontramos diferenças na perda de gordura corporal, contrariando a teoria popular de que a dieta de baixo carboidrato é mais eficaz.
O pesquisador pondera, no entanto, que o estudo contou com cardápio controlado. E que no dia-a-dia, as pessoas que seguem a dieta de baixo carboidrato acabam consumindo menos calorias porque sentem menos fome. E que por isso podem perder mais peso.
(com informações do site O Globo)