Notícias

Palmada pode aumentar agressividade em crianças

28 out 2013 às 15:36

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Assistência Social Columbia, publicada no periódico Monday in Pediatrics, afirma que o hábito de impor limites aos filhos com palmadas pode piorar ainda mais o comportamento da criança, que passa a apresentar atitudes mais agressivas.

Para chegar a essa constatação, os pesquisadores acompanharam boa parte da infância dos participantes da pesquisa. Primeiro, entrevistaram 1.933 pais de crianças com 3 anos de idade. Quando elas completaram 5 anos de vida, os envolvidos no estudo realizaram um segundo questionário. Depois, quando as crianças completaram 9 anos de idade, os pais foram ouvidos novamente. Os pesquisadores levaram em consideração a frequência do uso da palmada, o vocabulário das crianças ao longo dos anos, a renda familiar, a peso delas ao nascer e outros indicadores sociais.

O levantamento apurou que mais da metade das mães e um terço dos pais batiam em seus filhos. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as crianças que apanhavam dos pais eram mais agressivas aos cinco anos de vida. Quando elas completaram nove anos, o efeito mais significativo foi a dificuldade de aprendizado, que gerou notas baixas na escola. (Com informações UOL)


Continue lendo