Notícias

Paciente de hospital de Londrina recebe coração transplantado

06 nov 2014 às 09:59

Um paciente internado na Irmandade Santa Casa de Londrina recebeu um coração nesta quinta-feira (6). O homem tem 32 anos, é morador de Jataizinho, região metropolitana de Londrina, e estava na fila para receber o órgão há pelo menos cinco meses.

O coração é de um doador de Arapongas, que estava internado no Hospital Regional João de Freitas. O adolescente de 17 anos sofreu morte encefálica após um acidente de trânsito.


Equipes médicas iniciaram a captação do órgão às 10h. De acordo com a Central de Transplantes da Regional Norte, o coração chegou em Londrina por volta das 13h. O transporte foi feito pelo helicóptero do Grupamento Aeropolicial - Resgate Aéreo (Graer).


Segundo informações da assessoria de imprensa da Santa Casa, a cirurgia teve duração de aproximadamente quatro horas e foi bem sucedida. O procedimento começou às 13h15 e terminou às 17h40. O paciente foi encaminhado a UTI do hospital, com alta que depende da evolução nos próximos dias.


O paciente estava na fila de espera por um coração, depois de ter sido diagnosticado com insuficiência cardíaca há 4 anos. O cirurgião cardíaco Arnaldo Okino foi quem comandou o transplante, com uma equipe de 8 pessoas entre médicos e enfermagem.


Este foi o terceiro transplante cardíaco realizado este ano na Santa Casa, que é o único hospital do interior do Paraná credenciado pelo Ministério da Saúde para transplante de coração.

(Atualizado às 18h09)


Continue lendo