Os órgãos de um jovem de 19 anos vão beneficiar seis pacientes que aguardam cirurgias de transplantes em São Paulo, Curitiba e Londrina. A morte encefálica de Wesley Carlos dos Santos foi confirmada pelo Hospital João de Freitas, em Arapongas, no início da noite de terça-feira (27). Para o sucesso dos implantes, os médicos correm contra o tempo para a chegada dos órgãos até os receptores compatíveis.
Morador da cidade de Arapongas, na Região Metropolitana de Londrina, o jovem sofreu um acidente no último sábado (24) quando conduzia uma motocicleta na rua Condor. Após a confirmação do óbito, a família autorizou a doação dos órgãos do paciente.
Segundo informações da Central de Transplantes, os pulmões e o coração do jovem serão transplantados em São Paulo. A cirurgia de captação foi realizada por um médico do Instituto do Coração (Incor), sendo que os órgãos devem ser implantados em até quatro horas após o procedimento. Um carro da Central de Transplantes levou os médicos até o aeroporto de Arapongas, onde um avião de pequeno porte deve transportar a equipe e os órgãos para São Paulo.
Já o fígado, pâncreas e os rins de Santos serão transportados para a cidade de Curitiba. O fígado e o pâncreas precisam ser implantado em seis horas. Com cuidados especiais, pacientes compatíveis podem receber os rins em até 24 horas. Ainda de acordo com a Central de Transplantes, as córneas serão levadas para o banco de olhos do Hospital Universitário (HU) de Londrina, onde permanecem no máximo por 14 dias.
A Central de Transplantes explicou que a seleção de doadores obedece a fila de espera dos pacientes que aguardam pelos transplantes, sendo que a lista regional é priorizada por causa da facilidade de logística, conforme previsto na lei que regulamenta o transplante no Brasil.
No entanto, pacientes presentes na lista nacional podem ser beneficiados em outras localidades, caso a Central não encontre um receptor compatível na região onde ocorreu a morte encefálica.