Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atenção

OMS alerta para aumento de casos de cólera

Paula Laboissière - Agência Brasil
27 set 2023 às 09:19

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou um alerta nesta semana para o aumento de casos de cólera no mundo. Segundo a entidade, em 2022, foram registrados mais que o dobro de confirmações da doença que em 2021 – 472.697 contra 223.370. Além disso, 44 países reportaram notificações – um aumento de 25% em relação aos 35 países que informaram em 2021. 


“Não só houve mais surtos, mas os surtos foram maiores”, destaca a OMS. Os dados mostram que sete países – Afeganistão, Camarões, República Democrática do Congo, Malawi, Nigéria, Somália, Síria e República Árabe – reportaram mais de 10 mil casos suspeitos ou confirmados no ano passado. “Quanto maior o surto, mais difícil é normalmente controlá-lo”. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os números sugerem que, em 2023, a elevação de confirmações deve se manter – atualmente, 24 países já informaram surtos de cólera em andamento, sendo que alguns deles enfrentam o que a OMS chama de “crises agudas” provocadas pela doença. 

Leia mais:

Imagem de destaque
'efeitos adversos'

Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas

Imagem de destaque
Impacto econômico de R$ 10,4 bi

Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Problemas no estoque

Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas

Imagem de destaque
Novembro azul

Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro


A entidade lembrou que a cólera é uma infecção intestinal aguda que se espalha através de alimentos e água contaminados com fezes contendo a bactéria Vibrio cholerae e o quadro está intimamente ligado à falta de água potável e saneamento adequado, à pobreza e aos conflitos.  

Publicidade


“As alterações climáticas também desempenham seu papel neste recrudescimento, uma vez que acontecimentos climáticos extremos, como inundações, secas e ciclones desencadeiam novos surtos e agravam os já existentes.” 


Ainda, o aumento na procura por mecanismos de combate à cólera configura o que a entidade classifica como desafio para os esforços no controle de doenças em todo o mundo.  


Desde outubro do ano passado, o Grupo de Coordenação Internacional (ICG, na sigla em inglês), organismo que gere o abastecimento de emergência de vacinas – optou por suspender o esquema padrão de vacinação em duas doses nas campanhas de resposta a surtos de cólera, utilizando, em vez disso, uma abordagem com dose única. 


Imagem
Pets podem entrar na China com laudo do Tecpar
O laudo do teste de sorologia antirrábica em animais de estimação, emitido pelo laboratório do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) passa a ser aceito pela China
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo