Com o objetivo de otimizar os trabalhos dos Consultórios na Rua, o Governo Federal, por meio do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, irá realizar a "Oficina para qualificação do processo de trabalho dos Consultórios na Rua". A atividade está programada para amanhã (15) e quarta-feira (16), das 8h30 às 17h30 e das 8h30 às 12h, respectivamente.
A oficina vai ocorrer no Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), localizado na avenida Tiradentes, 537, no Jardim Shangri-lá. Irão participar do evento os integrantes dos Consultórios na Rua de Londrina e Maringá, assim como os representantes e coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O Consultório na Rua é uma estratégia de atenção à saúde realizada no próprio local onde vive a população de rua. A iniciativa estabelece um modelo diversificado nos cuidados à saúde global dessas pessoas, expostas a situações de risco de vida.
De acordo com a diretora de Serviços Complementares de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Lima, dentre os objetivos dos Consultórios na Rua está o estabelecimento de vínculos duradouros para a prestação dos serviços de saúde. "Existe, inclusive, a possibilidade de encaminhamento para abrigo, bem como a restauração dos laços familiares", observou.
Em Londrina, o Consultório na Rua é formado por sete profissionais, sendo três de nível superior: um assistente social, um enfermeiro e um psicólogo. Além disso, dois auxiliares de enfermagem, um técnico de higiene dental e um motorista completam o time.