Notícias

Novo tratamento previne queda excessiva de cabelos em pacientes que fazem quimioterapia

09 set 2016 às 11:04

Um processo que vem sendo cada vez mais divulgado no mercado pode ajudar muito na diminuição do sofrimento das pessoas que fazem quimioterapia. Trata-se do resfriamento do couro cabeludo, ou "scalp cooling", que previne a queda excessiva de cabelos nesses pacientes.

De acordo com a enfermeira especialista em oncologia Stephanie Benabou, trata-se de uma touca feita com um tecido macio que é colocada na cabeça do paciente 15 minutos antes da quimioterapia, permanecendo durante toda a administração dos remédios. "Existem também luvas especiais que ajudam os pacientes a serem menos afetados na sensibilidade das mãos e pés", diz a especialista.


Durante o processo, os vasos sanguíneos da cabeça são contraídos, impedindo que a droga que causaria a queda dos cabelos chegue a eles. O tratamento pode ajudar muito na autoestima dos pacientes com câncer, principalmente as mulheres.


Contudo, não são todas as pessoas que podem fazer esse tratamento. A enfermeira alerta que os pacientes que fazem uso da medicação Oxaliplatina não podem usá-lo, pois a baixa temperatura faz com que aumente o potencial tóxico da droga.


"A literatura médica ainda não comprova a segurança do método, pois alguns estudos dizem que a baixa temperatura na região da cabeça pode ser perigosa, já que diminui a absorção do medicamento, podendo causar metástases cerebrais", disse Stephanie.


Em Londrina

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) não realiza o procedimento de resfriamento do couro cabeludo em seus pacientes. Segundo a entidade, a técnica ainda não é utilizada por aqui por ser muito cara, mas a instituição pretende buscas informações técnicas que futuramente possam viabilizar a chegada da novidade à cidade.


Continue lendo