Pacientes que aguardam por consultas com médicos hepatologistas – responsáveis por prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do fígado, participam, neste sábado (11), do mutirão de atendimentos que será realizado na Policlínica Municipal de Londrina. A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Saúde de Londrina e Maringá, e do Hospital Santa Rita, que recentemente foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado. As consultas do mutirão iniciam às 8h, com 240 pacientes confirmados.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o Hospital Santa Rita tornou-se referência em transplante de fígado no norte do Paraná. "Essa ação que nós estamos fazendo em parceria com o Santa Rita é muito importante. Quero agradecer ao diretor do hospital, doutor Antonio Carlos Nardi, o chefe da equipe, Alvo Vizoto, e o secretário de Saúde de Maringá Jair Biatto, que estiveram em reunião comigo, onde alinhamos essa ação. E eles se dispuseram a trazer uma grande equipe de médicos e enfermeiros para avaliar os pacientes em nossa fila de espera", contou.
Machado destacou que serão atendidos, no total, quase 500 pessoas que hoje aguardam pela consulta especializada, e há casos com mais de um ano de espera. "Esse mutirão contribui para que a gente faça uma triagem dos pacientes com profissionais especializados, com uma avaliação detalhada desses pacientes para seguimento no acompanhamento. É uma ação inédita e pioneira na cidade, e vai permitir que a gente consiga melhorar os nossos indicadores. Além de identificar possíveis doenças hepáticas logo no início, dando o tratamento adequado. E, caso haja pacientes que necessitem de um tratamento mais amplo, como o transplante de fígado, essa equipe terá todas as condições para dar os encaminhamentos", ressaltou.
A coordenadora da Central de Regulação da DRAS (Diretoria de Regulação da Atenção à Saúde), Rosângela Aparecida de Sousa Cardoso, explicou que a parceria entre os municípios de Londrina e Maringá vai permitir que os especialistas do Hospital Santa Rita consultem os pacientes londrinenses.
"Teremos mutirão neste sábado (11) e no próximo (18). No total, foram agendadas 480 consultas, 240 para cada semana. Fizemos os contatos através das Unidades Básicas de Saúde, e todos os pacientes que constam na nossa fila passarão pelo processo, exceto os que avisaram que não precisam do atendimento", comentou Rosângela.
Durante a consulta, os profissionais podem solicitar os exames necessários para a correta avaliação do paciente, e que serão feitos em Londrina ou Maringá. "Caso seja confirmada a necessidade do tratamento com hepatologista, inclusive transplante, o paciente será encaminhado para o atendimento no Hospital Santa Rita, com ajuda de custo concedida pelo Município de Londrina para transporte e alimentação", destacou a coordenadora da DRAS.
A realização do mutirão de consultas com hepatologista acontece na Policlínica Municipal, localizada na Rua Benjamin Constant, 500. A iniciativa conta com envolvimento das diretorias do DRAS, de Atenção Primária à Saúde (DAPS), e de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), da Prefeitura de Londrina.