Nesta terçã-feira (16), a Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Carlos Jeolás, que fica no Parque Ouro Branco, recebeu o Selo Bronze de Qualidade em Atenção Primária em Saúde (APS) entregue pelo governo do Paraná. O prefeito Alexandre Kireeff e o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, oficializaram a premiação juntamente com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha de Fátima Sanchez.
Desde outubro 2013, a UBS participa do processo de certificação realizado pela Secretaria da Saúde do Paraná (SESA). Este programa auxilia os municípios a melhorarem o atendimento nas unidades básicas, que são a porta de entrada para o sistema público de saúde. O selo é o reconhecimento do governo estadual àsbronze.UBS.ouro.branco.V5 unidades que avançaram no processo e aprimoraram o atendimento.
De acordo com o secretário de Saúde, o prêmio representa todo o esforço e dedicação ao trabalho realizado pela equipe da Unidade Básica de Saúde. "A SESA visando fazer melhorias no atendimento à população criou esta qualificação dos serviços, que é feita em três etapas.
O Selo Bronze é a primeira etapa, em que se avaliam e devem ser seguidos 95 critérios. Tudo isso demonstra a qualificação dos nossos serviços e o empenho dos servidores públicos. Vamos continuar nos esforçando para cumprir os próximos passos e recebermos o Selo Prata e Selo Ouro. Também pretendemos expandir essa qualificação para outras unidades", afirmou Mohamad.
Já o prefeito ressaltou o orgulho que sente em presenciar o recebimento do selo de qualidade. "É um orgulho saber que apenas oito unidades de saúde do Paraná receberam o Selo Bronze. Isso é serviço público de qualidade, que é possível com muita dedicação, esforço e vontade de fazer melhor. Quando assumi o governo, tínhamos muitos desafios e contávamos com serviços terceirizados.
Agora, contratamos mais de 800 profissionais da saúde de forma definitiva. Hoje, fortalecemos a convicção de que este é o caminho, com quadro de funcionários próprios, treinados, motivados, com metas claras e trazendo como contrapartida para a população um serviço público de qualidade", ressaltou.
A diretora da 17ª Regional de Saúde, que esteve presente na premiação, disse que "é bastante importante a participação dos municípios no desenvolvimento da política de atenção básica à saúde. O primeiro selo, que é o bronze, mostra organização no serviço, capacitação da equipe, adequação do espaço físico para um acolhimento adequado às doenças mais corriqueiras. O selo que eles receberam mostra que eles se qualificaram para a gestão da atenção básica. Agora, estamos rumo ao Selo Prata que vai atingir trabalhos com a odontologia e o cuidado às doenças crônicas e degenerativas", explicou a diretora.
Sobre o Selo Bronze
O Selo Bronze representa a vitória da primeira etapa do programa estadual, que ao todo conta com três etapas. A primeira contava com 95 critérios a serem seguidos referentes ao aperfeiçoamento e organização do processo de trabalho na UBS. Todos os critérios são recomendados pela SESA. Durante o próximo ano, os aperfeiçoamentos continuarão para melhorar o atendimento em Atenção Primária e, posteriormente, receber o Selo Prata e o Ouro.
Para a obtenção do Selo Bronze foram avaliados os processos de trabalho, a ambiência e a gestão da unidade. Em cada uma das três etapas há diversos critérios estabelecidos pela SESA, que englobam várias ações.
Por exemplo, no atendimento à gestante, que é um dos critérios avaliados, é necessário que a unidade de saúde identifique todas as grávidas nos últimos três anos na cidade, verifique se elas fizeram ou fazem o acompanhamento médico correto e tiveram, no mínimo, sete consultas de pré-natal, se receberam o encaminhamento correto e se as crianças nascidas estão sendo acompanhadas.
Outras sete unidades paranaenses receberam o Selo Bronze do governo estadual, são elas: Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima, de Colombo; Unidade Santa Terezinha, de Fazenda Rio Grande; Unidade Céu Azul, de Maringá; Unidade Tancredo Neves, de Munhoz de Mello; Unidade Cristal, de Cambé; Unidade Dona Hilta, de Jaguapitã e Unidade Dr. Waldemar Scardazi, de Sertaneja.