Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 75/2015 que propõe que o Estado do Paraná ofereça para as mulheres exame genético capaz de detectar a probabilidade delas desenvolverem câncer de mama ou de ovários.
De acordo com o texto, o projeto tem por objetivo proteger a saúde das mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama e de ovários, sendo causado, em certos casos, pela ausência de prevenção específica, por parte do nosso sistema público de saúde.
Segundo o deputado Ney Leprevost, autor do projeto, "partindo do princípio que a prevenção é muito mais econômica que o tratamento, é preciso que o Estado do Paraná utilize técnicas diagnosticais de ponta, que evitem a instalação de doenças que demandem a aplicação de altos valores em seu tratamento. Prevenir é melhor que remediar", disse.
Para a presidente da Associação das Amigas da Mama (AAMA), Gladys Haluch, "é necessário que as mulheres sejam estimuladas a procurar a detecção precoce do câncer de mama e de ovários. Quero parabenizar o deputado Ney Leprevost por mais um excelente projeto que vai salvar a vida de muitas mulheres", disse.