Notícias

Mulher morre com suspeita de gripe A no norte pioneiro

16 jul 2009 às 23:08

Foi sepultada na manhã desta quinta-feira (16), em Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, a empresária Leonise Scarton, de 46 anos. A suspeita é de que ela tenha contraído o vírus da gripe suína. Ele veio de São Paulo, morou em Wenceslau e trabalhava em São José da Boa Vista.

De acordo com informações do NP Diário, a vítima era comerciante e tinha contato com muita gente. Assim, todos os funcionários do setor de saúde da prefeitura e do Hospital de Caridade São José, de São José da Boa Vista, estão usando máscaras cirúrgicas como prevenção contra o contágio do vírus H1N1.

Leonice havia sido encaminhada para exames em Santo Antônio da Platina, com possível problema cardíaco. A causa da morte ainda não foi descoberta.

Os sintomas da gripe suína são febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, vômitos e diarréias. O vírus pode ser transmitido pela tosse ou pelo espirro de pacientes infectados.

A Secretaria Estadual de Saúde ainda não confirma o caso. Novo boletim epidemiológico traz 56 pessoas infectadas com a doença no Paraná. Além desses confirmados, o Estado possui 605 suspeitos e em monitoramento.

Nesta quinta-feira (16), o governo determinou investigação de todos os óbitos originados por doenças respiratórias que ocorreram nos últimos dias no Estado. A ação, de acordo com comunicado, faz parte do controle e combate da epidemia da gripe. Há possibilidade da causa das mortes serem confundidas, em virtude das características semelhantes das doenças. Neste sentido, a morte da empresária Leonise Scarton será investigada.


Continue lendo