O Ministério Público Federal (MPF) em Paranavaí instaurou Inquérito Civil Público para investigar a situação das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que não estão sendo usadas no Estado do Paraná e que devem ser retomadas pelo Ministério da Saúde. Em um primeiro momento, foram encaminhados ofícios ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.
À Secretaria de Saúde, o MPF pede para que, em um prazo de dez dias úteis, esclareça se tem conhecimento da pretensão da União Federal em retomar as ambulâncias do Samu que não vêm sendo utilizadas; informe quantas ambulâncias estão sem uso, os locais onde se encontram e a justificativa para que não sejam utilizadas; informe quais medidas vem adotando para a efetiva implantação do Samu nos municípios e regiões que possuem ambulâncias sem uso; e quais medidas vem adotando em razão da pretensão de retomada das ambulâncias pela União Federal.
Já ao Ministério da Saúde, o MPF questiona, também com um prazo de dez dias úteis para resposta, em que situação se encontra o processo de retomada de ambulâncias do Samu sem uso em relação ao Estado do Paraná.