A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quinta-feira (24) a contratação de mais 20 médicos plantonistas para as unidades básicas (UBS) de Londrina. O secretário Francisco Eugênio de Souza lembrou que, desde o início do ano, a atual administração já havia contratado 63 profissionais. "Estamos preparando a convocação de mais 20 e a intenção é contratar ainda mais no próximo ano. Tudo isso, no entanto, depende da disponibilidade financeira do município", explicou.
O anúncio foi feito depois de reunião realizada pela manhã na Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Londrina. No encontro, o promotor Paulo Tavares advertiu município e Estado e pediu a contratação de mais médicos para os postos de saúde e para o Hospital da Zona Norte (HZN) de Londrina. Ele destacou que vai continuar acompanhando a situação e que não vai admitir novos furos nas escalas dos profissionais. Tavares não descartou entrar com uma ação pedindo a readequação nos atendimentos.
O diretor do HZN, Walter Marcondes Filho, destacou no início da semana que o Governo do Estado já trabalha na contratação de mais plantonistas. O valor pago por plantão também deve ser melhorado, segundo ele. O diretor culpou, ainda, a Prefeitura de Londrina por superlotar o hospital. "Os pacientes que deveriam ser atendidos nos postos de saúde estão procurando os hospitais secundários. O excesso de pacientes sobrecarrega e cansa os médicos e, consequentemente, causa os furos nas escalas de plantão", argumentou.
O secretário municipal de Saúde rebateu as declarações de Marcondes Filho dizendo que o HZN também precisa fazer a parte dele. "Estamos anunciando a contratação de mais médicos, mas esperamos que o hospital também convoque novos plantonistas. O problema precisa ser resolvido de forma conjunta", ressaltou.
Seleção de profissionais
A Secretaria de Saúde também divulgou nesta quinta-feira o resultado da seleção de profissionais temporários para a área. A lista pode ser conferida no Jornal Oficial do Município, a partir da página 129.
Os candidatos convocados deverão comparecer na terça-feira (29), às 9h, na Sala Noel Nutels da Vila da Saúde (avenida Jorge Casoni, 2.350, centro). A vigência dos contratos será da data em que se der a admissão até o dia 22 de fevereiro de 2014.
Os selecionados vão atuar nas áreas de educador físico, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, psiquiatra e infectologista.
A secretaria precisou fazer a contratação temporária por que ainda não conseguiu realizar concurso público para a contratação de 432 profissionais. O teste chegou a ser feito em julho, mas acabou cancelado depois de denúncias de plágio e recomendação do Ministério Público.
Atualmente, o município trabalha na implementação de um novo concurso.