As Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Londrina passam a contar a partir desta segunda-feira (4) com o reforço de 10 novos médicos que irão atuar no Programa Saúde da Família (PSF). Os novos profissionais foram selecionados devido à adesão do Município ao Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde (MS), e deverão atuar nas UBSs da região urbana e rural no período de um ano, sendo remunerados pelo MS.
Nesta sexta-feira (1º), das 8h às 12h, será realizada a acolhida dos novos médicos pela coordenação das UBSs onde irão atuar. O encontro acontece na Vila da Saúde, onde receberão treinamento introdutório para atuar na atenção primária nas unidades.
O diretor de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES), Rodrigo Avanso, destacou a importância da adesão ao Programa e a vinda dos novos profissionais. "É um incentivo do Governo Federal para o fortalecimento da atenção primária nas unidades de saúde. Para o Município isso significa repor e ampliar o quadro médico da Secretaria de Saúde no atendimento direto à população."
Segundo Avanso, durante o período de um ano os médicos estarão ligados ao MS e a prática servirá como uma especialização para atuar como médico da saúde da família. "O grande benefício é que estamos recebendo sem custo nenhum, ao município, um profissional com capacidade de melhor atendimento e quem ganha com isso é a população", finalizou.
Os médicos do Provab irão atuar nas UBSs dos bairros Marabá, San Izidro, Novo Amparo, Leonor, João Paz, Panissa, Chefe Newton, Aquiles Stenguel e nos distritos de Guaravera e Lerroville.