Mais 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas foram autorizadas pelo Ministério da Saúde para o Paraná, ampliando o atendimento de urgência e emergência em todo o Estado. Com as novas unidades, a quantidade de UPAs habilitadas em todo o Paraná chega a 29.
A lista de municípios paranaenses contemplados foi divulgada no Diário Oficial da União. As unidades vão funcionar em Colorado, Cornélio Procópio, Goioerê, Guaíra, Ibaiti, Irati, Marechal Cândido Rondon, Matinhos, Medianeira, Pitanga, Santo Antônio da Platina, Toledo e União da Vitória. Os municípios têm entre 18 de abril e 8 de maio para se cadastrarem e finalizarem suas propostas.
As UPAs oferecem assistência de urgência e emergência 24h por dia e ajuda a desafogar os prontos-socorros dos hospitais locais, reduzindo filas. Elas são classificadas em três diferentes portes (I, II e III), de acordo com a população da região a ser coberta e a capacidade instalada (área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e capacidade diária de atendimentos médico, que varia de 150 a 450 pacientes por dia).
Os municípios de Irati, Cornélio Procópio e União da Vitória serão contemplados com recursos para ampliação das UPAs existentes. As demais cidades receberão recursos para construir novas unidades.
As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas inovam ao oferecer estrutura simplificada (com raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação) para atendimentos de urgência. E preenchem um espaço importante entre a atenção básica e os hospitais. Com esse modelo, implementado em 2009, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a contar com uma rede organizada, articulando e integrando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o atendimento 24 horas oferecido nas UPAs.