Será realizado neste sábado (21) a primeira cirurgia de implante coclear em Londrina. O procedimento consiste na implantação de um dispositivo eletrônico em pessoas que tem problemas auditivos severos e profundos. A intervenção será realizada em um adolescente de 16 anos por uma equipe de otorrinolaringologistas, no Hospital Otocentro de Londrina.
A cirurgia em Londrina terá a supervisão dos médicos Koki Kitahara e Orley Ferraz e acompanhamento da fonoaudiológica Michelle Furlaneto. A cirurgia será realizada em parceria com o corpo clínico do Hospital Iguaçu, de Curitiba, onde foi realizado, em 2006, o primeiro implante coclear no Paraná.
"As expectativas são realistas já que temos a certeza da melhora de qualidade de vida do paciente, incluindo a sua segurança pessoal assim que começar a discriminar os sons. Esse foi um dos motivos que levou a família a procurar o implante porque o jovem passou por grave situação de risco devido à perda auditiva", conta o médico. De acordo com Ferraz, a ativação do aparelho só acontecerá 40 dias após a cirurgia.
Segundo o médico, essa cirurgia só é possível graças à equipe multidisciplinar existente para todo o tratamento pós-cirúrgico. "Nossa equipe é formada por médicos, fonoaudiólogas e psicólogas, e estamos recrutando novos profissionais que tenham interesse em estudar, exercer otologia e audiologia, para participarem de nosso grupo de trabalho", disse Ferraz.
Em várias cidades brasileiras, esta cirurgia já é paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mas no Paraná ainda não há a liberação. "Aqui, uma parte será paga por um convenio médico, pois alguns planos de saúde pagam integralmente. Vemos a realização da cirurgia em Londrina, no entanto, como altamente benéfica para crianças e adultos, pois as indicações de implante coclear estão ampliando com a evolução da ciência médica. E, especialmente em Londrina, será um marco histórico porque a chegada de novas tecnologias traz benefícios à sociedade científica local e regional", continua o médico.
Aula cirúrgica
Cerca de 40 profissionais de saúde de Londrina e região foram convidados para assistirem a cirurgia e participarem da discussão sobre o ato cirúrgico, telemetria e prognóstico.
A intenção da divulgação, também é para que os médicos e profissionais de saúde se conscientizem sobre a importância do Teste da Orelhinha – exame que detecta surdez em crianças recém-nascidas – e a divulgação do GATANU – Grupo de Triagem Auditiva Neonatal Internacional –, que salienta os benefícios do diagnóstico da surdez durante os primeiros meses de vida e estimula a implantação de programas de Triagem Auditiva Neonatal Universal de qualidade, no Brasil.
Serviço - A cirurgia de implante coclear – o popular "ouvido biônico" – será realizada no Hospital Otocentro de Londrina, especializado em cirurgias otorrinolaringológicas. O hospital, adaptado para realizar cirurgias de alta complexidade, está localizado na avenida Martin Luther King, nº 635, Jardim Lago Parque. O telefone é (43) 3324.1212.