Notícias

Médicos do HZN são denunciados por negligência

25 fev 2010 às 12:24

O Ministério Público de Londrina apresentou denúncia contra dois médicos do Hospital Zona Norte (HZN) por suposta negligência médica no atendimento a uma paciente que morreu de gripe A em 2009.

A ação criminal está sendo apresentada após o final de investigação feita a pedido da irmã da paciente, Eva Edna Dias, que procurou o MP no final de agosto de 2009, após a morte de sua irmã, Luciane Dias, de 32 anos.


De acordo com o promotor da Defesa da Saúde Púbica, Paulo César Tavares, em entrevista à Rádio Paiquerê AM, Luciane Dias teria procurado atendimento médico por três vezes no Hospital da Zona Norte e somente na última vez, ela foi encaminhada ao Hospital Universitário (HU) quando na avaliação do promotor, tardiamente, foi observado que a paciente estava com a gripe A.


Segundo o promotor, o primeiro atendimento teria ocorrido no dia 6 de agosto, quando a paciente já apresentava um quadro de mialgia e tosse, mas foi encaminhada para casa. Dois dias depois, o quadro de saúde piorou e ela retornou ao HZN com dores torácicas e febre de 39º graus.


"Neste dia, os médicos diagnosticaram broncopneumonia e infelizmente desrespeitam o fluxograma emitido pelo Ministério da Saúde para encaminhamento de pacientes para hospitais de referência, no caso HU, para o tratamento da gripe A. Ela foi novamente dispensada. Somente, na terceira vez que procurou o HZN é que a paciente foi encaminhada ao HU. Ela ficou na UTI do hospital mas não resistiu e veio a falecer poucos dias depois", relatou Paulo Tavares.

Em razão dos fatos, O MP ofereceu a denúncia contra os dois médicos por homicídio culposo. O caso será analisado pelo juiz da 2ª Vara Criminal.


Continue lendo