O médico Antonio Carlos Valezi, pioneiro na cirurgia bariátrica (de redução de estômago) na região, vai receber o título de Cidadão Honorário de Londrina na sessão solene da Câmara Municipal de Londrina (CML) da próxima quarta-feira (26), às 20h.
A homenagem foi proposta pela vereadora Lenir de Assis, subscrita por outros vereadores e aprovada pelo Executivo Municipal. A novidade trazida por Valezi, em 1999, contribuiu para melhorar a vida de milhares de pessoas de toda a região que necessitavam de solução definitiva para problema de obesidade e também para qualificar profissionais para a cirurgia bariátrica.
Graduado na UEL
Antonio Carlos Valezi nasceu em Macatuba (SP) em 14 de janeiro de 1963. Mudou-se para Londrina, com a família, aos 10 anos de idade para estudar. Graduou-se em medicina na UEL em 1985. Fez especialização em Cirurgia Digestiva na Santa Casa de São Paulo entre 1986 e 1991. Lá, dedicou-se a aprofundar seus conhecimentos na área, realizando mestrado e doutorado.
Sempre sonhou em retornar a Londrina e o fez em 1992 para trabalhar como professor na UEL e exercer sua profissão como médico em consultório privado. Trouxe a cirurgia bariátrica para Londrina em 1999, então uma técnica nova para o tratamento da obesidade (Londrina foi a oitava cidade no Brasil a executá-la).
Desde então, operou mais de 3 mil pacientes. Dedica-se como pesquisador na área, ministrando palestras e apresentando trabalhos em congressos médicos, publicando artigos científicos em revistas especializadas do Brasil e do exterior.