A secretaria de Saúde de Maringá divulgou nesta quinta-feira (12) o registro de mais 204 casos de coronavírus e nenhum óbito. "É importante reforçar que o pontual aumento no número de casos positivos está relacionado, entre outros fatores, a maior disponibilidade de exames e procura mais intensa pelo teste por pessoas com mínimo sintomas", aponta a Saúde.
Ainda conforme a secretaria, observa-se também aumento expressivo de compra de testes por empresas, que submetem seus funcionários a exames periódicos como prevenção. Todos os abrigos de idosos, públicos e privados, também são obrigados a submeter seus internos a teste a cada 7 dias durante 3 semanas. Com mais laboratórios realizando os testes, somados aos exames rápidos ofertados em farmácias, o número de positivados aumentou."
A Saúde ressalta que é importante ponderar a existência de uma variação diária significativa. "Portanto, análise mais consistente em relação ao aumento ou redução de casos deve considerar essa variável. O protocolo recomenda período de 7 a 14 dias. Como exemplo, é oportuno citar as variações que ocorrem aos finais de semana, quando geralmente são notificados um menor número de casos. No caso específico de hoje, o número elevado está ligado ao acúmulo de casos das últimas 72 horas."
Maringá soma 11.469 casos desde o início da pandemia. Deste total, 9.891 já se recuperaram. A cidade registra 181 óbitos em decorrência da doença. Atualmente, 1.346 pessoas estão em isolamento domiciliar e 51 estão internados, sendo 19 em UTI e 32 em enfermaria.
Em relação aos casos considerados suspeitos, são 9.943 em acompanhamento. Dezoito estão internados, sendo 13 adultos (nove em enfermaria e quatro em UTI) e cinco crianças que estão em enfermaria.