Para combater o desperdício de alimentos, supermercados franceses estão vendendo frutas, verduras e legumes "feios" – que não correspondem aos padrões estéticos habituais e que, de outra forma, acabariam destruídos.
Até então desprezados por atacadistas, centrais de compras de supermercados e também, claro, pelos consumidores, os legumes e frutas moches (feias), como são chamados na França, estão se tornando uma tendência de consumo no país.
Em apenas um ano de existência, a marca Les Gueules Cassées (as caras quebradas, em tradução livre), que reúne produtores agrícolas franceses e visa revalorizar alimentos disformes, já vendeu 10 mil toneladas de hortifrútis "feios", segundo Nicolas Chabanne, co-fundador da marca.
"Não é possível continuar jogando no lixo toneladas de comida apenas porque o visual e as dimensões não correspondem aos padrões exigidos", disse à BBC Brasil. Na França, 20 kg de alimentos são jogados fora anualmente, por pessoa, sendo 7 kg de produtos não consumidos e ainda embalados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.
"O consumidor evoluiu e passou a se preocupar mais com questões ambientais e éticas", afirma Chabanne.
Economia
Mas fatores econômicos também podem explicar as boas vendas destes produtos até então rejeitados pelo consumidor. Eles custam 30% menos do que frutas e legumes que correspondem aos "padrões de beleza".
"O consumidor faz bons negócios e, ao mesmo tempo, uma boa ação, contribuindo para reduzir o desperdício de alimentos", diz Chabanne. A iniciativa da Les Gueules Cassées parte do princípio de que apesar de "feios", os alimentos não têm menos sabor ou qualidades nutritivas que os de boa aparência.
Tradicionalmente, atacadistas franceses devolvem aos produtores produtos tortos ou com calibres que não correspondam aos tamanhos fixados. Produtores de endívias, por exemplo, chegam a desfolhar boa parte das verduras antes de enviá-las ao comerciantes para que elas tenham tamanhos idênticos nas caixas e não sejam devolvidas.
Isso é feito porque os comerciantes sabem que o consumidor "torce o nariz" para produtos com aspecto diferente, como cenouras tortas ou com várias pontas.
(com informações do site BBC)