Também conhecida como rinossinusite, a sinusite nada mais é que a inflamação das mucosas da região conhecida como "maçã do rosto", região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz e olhos. O problema inflamatório pode provir de uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe ou obstrua a drenagem de secreção das vias respiratórias.
O processo que causa a inflamação atinge tanto a mucosa da região da face como a mucosa nasal, duas partes ricas em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o a ser expelido com a finalidade de eliminá-lo.
Por que ocorre
A doença ocorre devido à inflamação da região das cavidades frontais do crânio. Pode ser causada também por uma infecção originada de bactérias, fungos ou vírus e também por substâncias que causam alergia. Poeira, sujeira, pó ou ácaros também podem causar a inflamação do muco facial.
Ambientes muito fechados, ar-condicionado e climas muito secos também são fatores que podem causar ou aumentar a propensão do paciente ao acometimento pela sinusite.
Trata-se, portanto, de uma doença inflamatória que pode ser causada por a inalação de substâncias que contém bactérias, ácaros ou sujeiras que podem prejudicar o muco e a região ciliar das vias respiratórias. Pressão ou dor facial, redução ou perda do olfato e do paladar, alterações tomográficas, dor ou entupimento de ouvido, dores no maxilar superior e nos dentes, tosse, inflamação na garganta, halitose, sensação de mau hálito, fadiga e náusea são todos os sintomas apresentados por pacientes acometidos pela doença inflamatória.
Como tratar
Para o tratamento da sinusite o primeiro e mais importante passo é tentar diluir a secreção das vias respiratórias. Corticóides nasais, corticóides orais ou injetáveis, antibióticos e descongestionantes nasais são os principais medicamentos recomendados para o tratamento da doença.
A solução salina, uma mistura caseira de água e sal que pode ser inalada ou injetada no nariz, também é bastante eficaz no tratamento da sinusite. Recomenda-se que se use uma colher de chá de sal para cada litro de água na produção da solução. Inalação feita com vapor e ingestão de bastante líquido também colaboram neste tipo de tratamento.
Como evitar
Há uma série de medidas para se prevenir da sinusite. O mais importante deles e fundamental para o bom funcionamento das vias respiratórias evitando o acometimento pela doença é ingerir bastante água. O líquido dilui as secreções do corpo combatendo diretamente a inflamação do muco.
Em casos de sinusite causada por bactérias ou algum tipo de vírus é ainda mais importante o consumo de água, pois conseqüências como a febre aumentam a sudorese favorecendo a perda de líquido do corpo. Repor, portanto, é fundamental.
Outra medida importante é adquirir o hábito de limpar sempre o nariz com água ou soro fisiológico. Isso facilita a desobstrução das vias nasais e facilita a respiração.
Eliminar as substâncias que podem causam alergia, fazer inalação com vapor e se manter longe do ar condicionado também são medidas importantes para prevenir e evitar o acometimento pela sinusite.
(Com informações saudicas)