Notícias

Mais Médicos começa com desistências no Paraná

03 set 2013 às 10:42

Os brasileiros que se inscreveram na primeira fase do programa Mais Médicos, do governo federal, começaram a se apresentar ontem às prefeituras paranaenses. Segundo a previsão do Ministério da Saúde (MS), 42 profissionais com diplomas do Brasil vão trabalhar em 17 cidades (Curitiba, Londrina, Maringá, Almirante Tamandaré, Araucária, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Cerro Azul, Colombo, Floresta, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Piraquara, São Miguel do Iguaçu e Sarandi).

Entretanto, este número pode ser menor do que o esperado. Segundo informações da Folha de Londrina, pelo menos nas principais cidades ocorreram duas ausências (Londrina e Maringá) e uma desistência foi registrada em Curitiba. A situação também foi registrada em outras partes do País.


De acordo com o diretor do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Curitiba, Paulo Poli Neto, o programa é uma medida emergencial e temporária. Ele apontou que na capital existe um deficit de 100 profissionais para atuarem na saúde básica. Para isso, além da chegada dos profissionais do PMM, será realizado um processo seletivo simplificado (PSS) para contratar 60 médicos já neste mês. Também está previsto um concurso público em dezembro para contratação de mais 80 médicos.


Outros 24 médicos que se formaram no exterior ou que são de outros países devem ser encaminhados para cidades paranaenses a partir do próximo dia 15.

Leia a reportagem completa de Rubens Chueire Jr. na FolhaWeb.


Continue lendo