Notícias

Mais de 633 mil pessoas receberam remédios gratuitos

12 set 2012 às 18:10

O Saúde Não Tem Preço – marca do Aqui Tem Farmácia Popular – beneficia cada vez mais brasileiros e amplia o acesso ao tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). No Paraná, a iniciativa garantiu medicamentos gratuitos para mais de 633 mil. No estado, o número de pessoas assistidas com a oferta de medicamentos para diabetes e hipertensão aumentou em 398% desde o início da gratuidade. O total mensal de atendimentos passou de 49,5 mil, em janeiro de 2011, para 246,7 mil, em agosto de 2012. Em todo o País, 10,7 milhões pessoas já foram beneficiadas desde o início da gratuidade (diabetes e hipertensão).

Em junho deste ano, com intuito de aumentar o acesso e diminuir o número de internações por asma, o governo federal decidiu incluir no Saúde Não Tem Preço três medicamentos para asma, beneficiando 204 mil pessoas em três meses. Desses, 11.296 estão no Paraná, aumento de 122%. Ao total, são 17 medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão e asma.

Em todo o País, são mais de 20 mil farmácias, entre públicas e particulares credenciadas, que distribuem os medicamentos. No Paraná, são 1.954 estabelecimentos. Para obter os produtos disponíveis no Saúde não Tem Preço, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica dentro do prazo de validade. Pessoas com mais de 60 anos ou com dificuldades de locomoção ficam dispensadas da presença física, podendo o medicamento ser retirado com procuração por familiares ou amigos.


Continue lendo