Uma pesquisa britânica lançou um alerta recente que diz respeito ao uso prejudicial de smartphones, tablets e computadores para a visão.
Encomendada por um grupo de oftalmologistas independentes, a pesquisa analisou 2 mil pessoas com menos de 25 anos e indicou que a incidência da luz violeta em excesso, presente em dispositivos tecnológicos, como celulares smartphones, pode aumentar o risco de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira.
"A luz azul violeta que brilha na tela dos smartphones é potencialmente perigosa e tóxica à parte de trás de seus olhos", afirmou o oftalmologista Andy Hepworth. A longa exposição poderia, portanto, causar danos aos olhos.
Olhos fixos
Segundo oftalmologistas, a alta exposição pode, também, desregular funções de sono e humor.
"Embora não tenhamos certeza se há uma ligação direta entre essa exposição e problemas oculares, há fortes evidências de laboratório que podem, potencialmente, provar isso", disse Hepworth.
Outro problema está na distância do dispositivo aos olhos. "É a combinação de não piscar o suficiente e colocar o dispositivo a uma distância menor do que você normalmente colocaria outros objetos. Isso força a vista."
A pesquisa ainda levantou que, em média, um adulto passa cerca de 7 horas por dia com os olhos fixos no celular e, quando está longe do dispositivo, fica ansioso.
Números ainda sugeriram que 43% das pessoas com menos de 25 anos sentem-se irritadas quando não podem checar o telefone na hora em que desejam.
Dores de cabeça
Além de problemas diretamente nos olhos, forçar a vista pode causar dores de cabeça.
Alana Chinery tem 18 anos e passa por isso. "Percebi que minha visão está ficando pior após longos períodos olhando para as telas do celular e do computador", disse. "Eu estou tendo mais dores de cabeça."
A oftalmologista Amanda Saint recomenda que sejam feitas visitas regulares ao médico e testes de visão, além de fazer pausas regulares quando estiver utilizando computador, celular ou outros dispositivos.
(Com informações da BBC Brasil)