O mutirão de vacinação contra a gripe deste sábado (20) em Londrina ainda conta com mais de cinco mil vagas disponíveis para agendamento, das dez mil liberadas para esta ação, segundo informou a SMS (secretaria Municipal de Saúde). Qualquer pessoa, acima dos seis meses de idade, pode receber a dose.
A ação será das 8h às 18h, em cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) que atenderão exclusivamente para vacinar o público: Parigot de Souza (região norte), Jardim Ideal (leste), Eldorado (sul), Guanabara (centro) e Alvorada (oeste).
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Para ser vacinado no mutirão deste sábado (20) é preciso agendar uma vaga pelo Portal da Prefeitura. O procedimento é simples e garante maior segurança e organização do fluxo de público atendido. Nos demais dias, não é necessário agendar. Basta comparecer a uma UBS.
O mutirão da Saúde é uma iniciativa que visa mobilizar a comunidade e ampliar o número de imunizados, já que nos períodos mais frios do ano a incidência de casos de gripe aumenta naturalmente.
A vacina aplicada é a trivalente, que age na proteção contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação no hemisfério sul (H3N2 Darwin, H1N1, e a Victoria B). É produzida pelo Instituto Butantan e ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).