Com o objetivo de divulgar uma doença fatal que costuma ser subdiagnosticada ou diagnosticada tardiamente – o que diminui bastante as chances de tratamento do portador –, será realizado em Londrina, no próximo sábado, dia 3 de julho, o "I Simpósio Londrinense Multidisciplinar de Hipertensão Pulmonar".
O evento, cujo público será composto por médicos de diferentes especialidades, terá a participação da cardiologista pediátrica Cyanna Ravetti que abordará os aspectos gerais da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP).
O objetivo do encontro é promover um debate sobre questões importantes que envolvem o manejo da HAP. Dentre as principais estão a necessidade de mais profissionais de saúde conhecerem a doença e a importância do diagnóstico em pacientes que podem desenvolver a HAP em consequência de outras enfermidades, como cardiopatias congênitas e problemas reumatológicos – entre eles Lúpus e Esclerose Sistêmica. "Muitos pacientes apresentam sintomas que podem ser de Hipertensão Arterial Pulmonar, porém os médicos subestimam tais sinais e não indicam exames específicos", alerta a palestrante.