A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, na manhã desta quinta-feira (11), o relatório semanal da dengue. De janeiro até agora, foram 6.680 notificações, das quais 1.995 confirmadas, outras 1.976 descartadas e 2.709 estão em análise e aguardam o resultado de exames. Da última semana para cá, Londrina registrou 307 novos casos da doença.
A diretora de Vigilância em Saúde, Leia Pereira, explicou que este aumento de confirmações é relativo a confirmações de resultado de exames de semanas anteriores, que chegaram agora. "Os casos estão diminuindo, em notificação e confirmação, devido a ações da Coordenação de Controle de Endemias e Unidades Básicas de Saúde", explicou.
Ela ressaltou que é necessário que a população esteja alerta e continue com os cuidados em casa. "Precisamos evitar os criadouros no inverno, para também evitar o aumento dos casos, principalmente, no verão", disse.
Ação – Entre as diversas ações da secretaria no combate à dengue, está a participação, através da Coordenação de Controle de Endemias, da Expo Ambiental 2015, que acontece no próximo sábado (13), das 14 às 18 horas, na praça Tomi Nakagawa, região central de Londrina. O convite foi feito pelo Lyons Clube de Londrina, realizador do evento, em parceria com outras entidades. Três agentes de endemias estarão no local orientando os participantes sobre a dengue e os cuidados de higiene para a não proliferação do mosquito transmissor da doença.
Os agentes também farão orientações sobre outras endemias, como febre amarela, leishmaniose e doenças transmitidas pelo caramujo africano, bicho Barbeiro e caramujo da esquistossomose. Para isso, os servidores vão expor larvário do mosquito da dengue, maquetes, cartazes, objetos que acumulam água e vão entregar panfletos. O caramujo africano, caramujo da esquistossomose e o bicho barbeiro também serão levados para exibição.
A educadora de endemias, Lucimara Vasconcelos, explicou que o objetivo dos agentes é alertar a população sobre os perigos da doença e ressaltou que a participação em eventos é importante, pois oportuniza sanar dúvidas da população. "Quanto mais participarmos de eventos como este, mais pessoas serão informadas", disse.