Londrina vai ser uma das cinco cidades paranaenses contempladas pelo programa "Crack, é Possível Vencer". A iniciativa do Ministério da Saúde vem para investir nas redes municipal e estadual que cuidam do tratamento dos dependentes químicos.
A pactuação das cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu ao programa será feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em solenidade marcada para esta sexta-feira (17), em Curitiba.
Durante o evento, o ministro também participa da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial 24 horas (Caps) do bairro Boqueirão.
Também nesta sexta-feira, o ministro participa do Encontro Estadual com os Novos Prefeitos e Prefeitos dos municípios paranaenses.
O programa "Crack, é Possível Vencer" consiste numa ampliação e inovação do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack. Os objetivos são aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, enfrentar o tráfico de drogas e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação.
O plano prevê o investimento de R$ 3,92 bilhões com atuação articulada entre governo federal, estados e municípios, além da participação da sociedade civil e o monitoramento intensivo das ações. Os eixos de atuação são cuidado (saúde), autoridade (segurança pública) e prevenção.
Estão envolvidos os ministérios da Justiça, Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, entre outros.