Notícias

Londrina recebe repasse do governo estadual para o combate à dengue

21 mai 2014 às 18:34

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou nesta quarta-feira (21) o repasse emergencial de R$ 550 mil para apoiar as ações de combate à dengue em Londrina, Cambé e Jataizinho. O Governo do Estado também vai enviar uma força-tarefa para reforçar as ações de controle da doença, com a aplicação do fumacê em todos os bairros de Londrina.

Desde agosto de 2013, somente o município de Londrina já registrou 848 casos de dengue, o que fez com que o prefeito da cidade decretasse situação de emergência em relação à doença. Cambé e Jataizinho também enfrentam situação grave, pois já estão em situação de epidemia.


O repasse do Governo do Estado é um adiantamento dos recursos do programa VigiaSUS, que fortalece as ações de vigilância em saúde em todos os municípios paranaenses. O valor poderá ser utilizado no custeio das atividades, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) e até contratação temporária de profissionais de saúde.


Nesta quinta-feira (22), também chegam ao município 12 camionetes equipadas para a aplicação do fumacê, um inseticida eficaz contra o mosquito na fase adulta. Outros três veículos já atuam em bairros considerados mais críticos. Com a chegada das novas camionetes, a intenção é aplicar o inseticida em toda a cidade.


A Prefeitura de Londrina organizou um mutirão para eliminar manualmente os criadouros do mosquito em casas, quintais, terrenos baldios, ruas, praças e estabelecimentos comerciais da cidade. A mobilização deve envolver mais de mil pessoas e acontecerá de quinta (22) a segunda-feira (26).


Londrina também receberá nesta semana 25 kits de testes rápidos para o diagnóstico da dengue. Os conjuntos vão permitir a realização de 500 exames, facilitando o diagnóstico precoce da doença. O município recebeu ainda neste mês de maio um reforço no estoque de medicamentos indicados para o tratamento da dengue.


O superintendente da Secretaria da Saúde informou que se reunirá com o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, nesta quinta-feira (22), para discutir novas ações conjuntas para evitar que a cidade entre em situação de epidemia. O encontro acontece na sede da prefeitura, às 14 horas.


Nesta quarta-feira (21), a Secretaria da Saúde divulgou um novo boletim sobre a situação da doença no Estado. De agosto de 2013 a maio de 2014, 10.030 casos de dengue foram confirmados, o que representa uma redução de 80% em relação ao mesmo período anterior, de agosto de 2012 a maio de 2013.

Quanto aos óbitos, a secretaria já confirmou cinco casos onde a dengue foi a principal causa de morte. O órgão também investiga outros quatro casos – dois em Guaíra, um em Londrina e um em Missal.


Continue lendo