A Prefeitura de Londrina, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), convoca as pessoas aptas a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para fazer o agendamento pelo site oficial. Até a terça-feira (13), o município contabiliza 2.800 pessoas que já podem agendar para receber a segunda dose do imunizante, mas ainda não o fizeram.
O sistema está liberado para todas as pessoas que já tomaram a primeira dose há pelo menos 21 dias. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, contou que um levantamento da SMS aponta que há 500 pessoas que receberam a primeira dose da vacina há mais de 30 dias, sendo 300 idosos e 200 trabalhadores de saúde. "Isso nos chamou a atenção, por isso estamos fazendo um estudo minucioso, para ver se há algum erro de contabilização dos dados no sistema ou se realmente estas pessoas não tomaram a segunda dose da vacina”, explicou.
Segundo Machado, os servidores da secretaria estão enviando mensagem SMS para os celulares destas pessoas, cadastrados do site, e ligando para cada usuário apto a receber a segunda dose. Contudo, ele reforça a importância das pessoas que já tomaram a primeira dose ficarem atentas aos prazos. "Assim que completar 21 dias que o cidadão tomou a primeira dose, ele já pode entrar no site da Prefeitura e agendar a segunda aplicação”, disse.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
O secretário explicou a importância de se tomar a segunda dose da vacina, para garantir a eficácia. "É fundamental que as pessoas não se esqueçam de tomar a segunda dose, pois quando falamos em eficácia, é eficácia em duas doses. Com uma dose não é possível garantir a proteção completa que a vacina oferece”, frisou.
A prefeitura que força que no dia do atendimento é necessário ter em mãos a Carteira de Vacinação comprovando a aplicação da primeira dose. O cidadão também deverá apresentar documento de identificação com foto e o comprovante de inscrição com QR Code, emitido no Portal da Prefeitura.
Londrina disponibiliza seis unidades exclusivas de vacinação: UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ernani e Vila Casoni, funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 19 horas, e aos sábados, no mesmo horário, quando há agendamento de vacinação.
Também está aberto o Centro de Imunização da Região Norte, instalado no prédio do CCI Norte (rua Luiz Brugin, 570), com atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 23 horas, aos sábados, das 7h30 às 21 horas, e aos domingos, das 7h30 às 19 horas.
Vacinômetro – O município de Londrina já vacinou 88.272 pessoas com a 1ª dose e destas 24.219 receberam a 2ª dose, desde o início da campanha de vacinação, que iniciou no dia 19 de janeiro.
A população pode acompanhar a atualização da quantidade de vacinas aplicadas no município por meio do Vacinômetro, publicado nas redes oficiais da Prefeitura de Londrina e da Secretaria Municipal de Saúde.
Neste momento, estão recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os idosos a partir de 65 anos, profissionais de saúde com registro ativo em conselho de classe; trabalhadores dos serviços de saúde; e integrantes das forças de segurança, salvamento, do sistema prisional e Forças Armadas.