Notícias

Londrina oferece vacina contra a gripe para toda população no sábado

07 jun 2019 às 10:38


A Secretaria Municipal de Saúde realiza uma ação centralizada para vacinação contra a gripe, no sábado (8). Serão disponibilizadas cerca de 10 mil doses restantes da campanha nacional de vacinação. Mesmo quem não fazia parte dos grupos prioritários poderá ser vacinado. As vacinas serão fornecidas na Policlínica Municipal, das 8 da manhã até as 18 horas, ou enquanto durarem os estoques.

A vacina contra a gripe fornecida pela rede pública de saúde é tríplice, ou seja, protege contra três subtipos mais comuns do vírus influenza, que causa a doença. Ela é a forma mais segura de prevenir a gripe, que em casos mais graves, pode levar a óbito. Em Londrina, somente neste ano já foram confirmadas duas mortes causadas pelo influenza.


O atendimento deste sábado (8) será realizado apenas na Policlínica Municipal, por ordem de chegada. É preciso ter em mãos documento oficial de identificação com foto, como o RG, e preferencialmente a carteira de vacinação. A Policlínica fica na Rua Benjamin Constant, 500, ao lado do Pronto Atendimento Infantil (PAI).


Toda a população poderá receber as doses fornecidas neste sábado (8), exceto bebês com menos de seis meses. Ao contrário de outros tipos de vacinas, a imunização contra a gripe não provoca efeitos da doença no corpo, pois ela é produzida com um vírus morto, totalmente inativado. Portanto, não há registro de graves efeitos colaterais, exceto dor ou incômodo no local da aplicação, que é feita de forma intramuscular.


O vírus influenza é transmitido por meio das secreções, expelidas pelas vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir, ou espirrar. O contágio também pode acontecer pelas mãos, caso elas sejam levadas diretamente à boca, olhos e nariz após tocarem em superfícies recém‐contaminadas.

Dessa forma, além da vacinação, também são formas importantes de prevenção contra a gripe os hábitos de lavar as mãos, manter os ambientes arejados, evitar o contato com pessoas doentes, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.


Continue lendo