Notícias

Londrina: MP cobra no mínimo quatro médicos no HNZ e HZS

06 nov 2013 às 17:42

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Londrina ajuizou ação civil pública contra o Estado do Paraná e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) para que seja oferecido atendimento nos hospitais da Zona Norte e Zona Sul com o mínimo dois clínicos gerais, um pediatra e um cirurgião em cada unidade. Os hospitais tem o prazo de 48 horas a partir da notificação para garantir a equipe no atendimento.

Segundo o Ministério Público (MP), a Promotoria tem recebido diversas denúncias de falta de profissionais.


"Pode-se constatar facilmente que a contratação de mais médicos para o fechamento das escalas de plantão no Hospital Zona Sul e Hospital Zona Norte é de extrema necessidade e urgência, já que por dois finais de semana seguidos (26 e 27 de outubro e 02 e 03 de novembro), mesmo após diversas negociações e cobrança por parte do Ministério Público, nada fizeram os requeridos", argumenta o promotor de Justiça Paulo Tavares, em nota enviada à imprensa pelo MP.

Tavares ainda afirmou que o preenchimento integral da escala de plantão é necessária e lembrou que nos prontos-socorros há atendimento de pacientes considerados como caso de urgência e emergência. Assim, o MP requer o preenchimento urgente e integral das escalas médicas dos prontos-socorros médicos, cirúrgico e pediátrico do hospital Zona Sul e Hospital Zona Norte com a imediata contratação de médicos plantonistas.


Continue lendo