A Secretaria Municipal de Saúde registrou na manhã de hoje (9) um Boletim de Ocorrência (B.O.) na 10º SDP de Londrina relativo ao arrombamento da guarda de resíduos e surgimento de lixo de origem desconhecida na Unidade Básica de Saúde do Moema/Novo Amparo.
Conforme a Secretaria de Saúde, profissionais da Vigilância Sanitária foram encaminhados à UBS para realizar uma inspeção na área onde fica depositado o lixo hospitalar.
No local, que passa por reformas, foi detectado um arrombamento dos cadeados das portas da guarda de resíduos e a existência de lixo e outros objetos hospitalares espalhados, como agulhas e frascos de medicamentos, de procedência desconhecida, uma vez que não havia ninguém no local no momento da ação. Antes do início das reformas, a equipe da UBS retirou todos os resíduos inservíveis, lixo comum e outros objetos encontrados. Todos os materiais hospitalares foram recolhidos pela empresa contratada pelo município e responsável pelos resíduos hospitalares.
"Os resíduos orgânicos e hospitalares foram recolhidos antes da reforma, restando apenas um saco plástico preto com material reciclável dentro da guarda de resíduos. Porém, hoje a porta deste abrigo de lixo estava arrombada e o lixo reciclável estava espalhado. Junto dele, foram encontrados também outros resíduos. A coordenação da UBS fez um boletim de ocorrência devido ao arrombamento e agora está apurando os fatos", esclareceu a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Suzana Verlingue.
A Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) encaminhou ainda pela manhã uma equipe para realizar a limpeza do local e retirada do lixo.