Notícias

Londrina ganha Centro de Orientação ao Viajante; entenda

28 nov 2013 às 15:23

A partir do dia 2 de dezembro Londrina contará com mais um serviço na área da saúde. Será implantado o Centro de Orientação ao Viajante, que realizará o atendimento para emissão do certificado internacional de vacinação e profilaxia para a vacina de febre amarela. O certificado é um pré-requisito para viagens internacionais e estava sendo emitido em Maringá. Cerca de 250 londrinenses utilizam esse serviço mensalmente, e a instalação do centro de atendimento irá facilitar o processo de aquisição do certificado.

O centro de atendimento funcionará na Secretaria Municipal de Saúde, na rua Atílio Octávio Bisatto, 480, das 8h às 14h. Para requerer o certificado é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto. Para menores que não tiverem RG será aceito a certidão de nascimento. Além dos documentos pessoais, a carteira de vacinação também precisa ser apresentada. O certificado será emitido somente com a presença do viajante, que precisa assiná-lo no ato da emissão.


De acordo com a enfermeira responsável pelo Centro de Orientação ao Viajante, Denise Nunes, a demanda grande em Londrina motivou a instalação do Centro. "Nós temos muitas pessoas da cidade viajando. Precisávamos facilitar o acesso ao certificado. A emissão é um processo rápido, nós fazemos na hora e não é necessário agendamento. Além disso, orientaremos o viajante em relação aos cuidados que deve ter com a alimentação e principais doenças do local para onde está indo."

A recomendação é que quem for realizar uma viagem se vacine com pelo menos dez dias de antecedência. A vacina pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade e tem validade de dez anos. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina estão aptas para aplicá-la.


Continue lendo