Notícias

Londrina deve vacinar 33 mil crianças contra polio

19 set 2009 às 11:32

Está sendo realizada hoje a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em Londrina, o lançamento foi às 9 horas na unidade básica de saúde (UBS) do Parque Ouro Branco, na zona sul.

Todas as UBS da cidade ficam abertas até às 17 horas. Outros locais, como supermercados, creches, escolas e prédios públicos também terão agentes de saúde para realizar a vacinação.


O objetivo da campanha é imunizar 33.624 crianças. A Secretaria alerta que as crianças já vacinadas, devem receber a vacina novamente.


Com o intuito de atender toda a população, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários da Saúde, começaram, no dia 14, a visitar locais de difícil acesso para realizar a vacinação.


No Paraná


No Paraná, a meta é vacinar 775.650 crianças, o que representam 100% do público alvo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na primeira etapa da campanha deste ano, realizada em 20 de junho, o Paraná obteve um índice de cobertura vacinal de 96,95%, sendo o primeiro estado do país a atingir meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 95%.


Meta nacional


Em todo o Brasil, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo, o que corresponde a 14,7 milhões de crianças com idade até quatro anos.


A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite seria realizada em 22 de agosto, mas foi adiada por conta da epidemia de influenza A(H1N1) – gripe suína.


O Ministério da Saúde explica que o reforço das doses é importante uma vez que a poliomielite pode ser transmitida por três tipos de vírus. Se, após a primeira dose, a criança não desenvolver imunidade a um deles, a vacinação em mais de uma etapa aumenta a proteção.


Mas a recomendação é que crianças que apresentem febre ou algum tipo de infecção sejam levadas ao médico antes de receber as gotinhas. Caso haja orientação do profissional de saúde, a vacinação poderá ser adiada para quando o quadro do paciente estiver melhor.


De acordo com o ministério, cerca de 115 mil postos de vacinação e 150 mil pessoas participam da segunda etapa da campanha. A primeira ocorreu em 20 de junho deste ano e atingiu 95,7% das crianças menores de 5 anos.


A poliomielite é uma doença endêmica ou de transmissão constante em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Mais 15 países têm registro de casos importados: Sudão, Uganda, Quênia, Benim, Angola, Togo, Burkina Faso, Niger, Mali, República Central da África, Chade, Costa do Marfim, Gana, Nepal e República Dominicana do Congo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) garante que não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e nem mesmo em toda a América Latina. Ainda assim, o ministério alerta que é importante vacinar as crianças para garantir que o vírus permaneça "eliminado".


Continue lendo