A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) em Londrina registrou em seu primeiro dia, no sábado (15), a aplicação de 9.300 doses em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
A quantidade representa 31% da cobertura total desta faixa etária, conforme a meta do Município, que pretende imunizar um total de 30 mil pessoas até o dia 31 de agosto, quando termina a campanha. A população foi atendida em todas as Unidades Básicas de Saúde da região urbana e rural. A vacina continua sendo oferecida em todas as UBSs, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, disse que a adesão no primeiro dia da campanha foi positiva. "O número de crianças vacinadas no sábado está dentro da média prevista e corresponde à expectativa de cobertura do Município", afirmou. Como não existe tratamento específico para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina, a mesma é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite. A eficácia fica em torno de 90% a 95%.
Concomitantemente à campanha contra a paralisia infantil, está sendo realizada em todas as unidades a campanha de multivacinação para a atualização das carteirinhas. Serão verificados os documentos de todas as crianças que comparecerem às UBSs, inclusive das três mil que estão na faixa etária de zero a 6 meses e que não representam o público-alvo da vacina de poliomielite.
Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação, que serve para a avaliação dos profissionais de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.