Da meta de aproximadamente 30 mil crianças que seriam vacinadas contra a poliomielite (paralisia infantil) em Londrina, 39% ainda não haviam sido imunizadas até as 16h desta sexta-feira (28). A campanha termina na próxima segunda-feira (31).
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, a taxa é considerada muito baixa. Segundo ela, as unidades básicas de saúde não abrirão suas portas neste final de semana. "Mesmo com o baixo percentual, não haverá prorrogação da campanha. Os pais têm até as 19h de hoje [sexta] e das 7h às 19h de segunda para vacinar seus filhos", afirma.
No primeiro dia de vacinação, no último dia 15, 9,3 mil crianças de 6 meses a 5 anos de idade foram imunizadas - 31% da meta.
Paralelamente à campanha contra a paralisia infantil, está sendo realizada em todas as unidades a multivacinação para a atualização das carteirinhas. Serão verificados os documentos de todas as crianças que comparecerem às unidades, inclusive das três mil que estão na faixa etária de zero a 6 meses e que não representam o público-alvo da vacina de poliomielite.
Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação.