Notícias

Levantamento revela que 60,6% dos brasileiros comem alimentos mais gordurosos

15 dez 2014 às 16:22

A Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que a população brasileira está preferindo alimentos mais gordurosos na hora de se alimentar.

De acordo com os dados, cerca de 60% dos alimentos com maior teor de gordura fazem parte da alimentação diária da população. Na pesquisa, feita entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014 com 63 mil pessoas em todo o país, 37,2% dos entrevistados disseram que comem comida muito gordurosa. Entre os homens, esse percentual é de para 47,2%.


O designer Leonardo Martins é um exemplo disso. Ele tem 30 anos e reconhece que não se alimenta bem. "Eu sempre morei sozinho, eu não sei cozinhar direito, eu sou o tipo do cara que coloco o 'Nissim' para fazer e coloco alguma coisa em cima. Na verdade eu me alimento muito mal, eu não como salada, eu evito comer verdura, fruta raramente eu como. Eu geralmente como comida básica, como pão, faço sanduiche e eu não gosto de cozinhar. Eu tenho que sair para comer alguma coisa se for um pouco mais elaborado", conta.


De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde com o público feminino, as mulheres têm a alimentação um pouco mais saudável: 28% das entrevistadas admitem que comem alimentos gordurosos. A servidora pública, Cristiane Amorim, 31 anos, possui uma alimentação balanceada. Ela não abre mão de levar sua própria marmita com a dieta certa para as cinco refeições que ela faz todos os dias.


"Eu trago a bolsa com as marmitas de todas as refeições que eu faço, do almoço, do café da manhã, do lanche da tarde e do lanche do meio da manhã também. Dentro dessa dieta tem os nutrientes que são saudáveis, que são integrais, tem frutas, não tem doce, não tem fritura, essas coisas. Quando eu não trago a marmita, já tem um restaurante que eu peço a comida, que é comida Fit, arroz integral, eu nunca saio dessa linha", relata.


Apesar de os dados da pesquisa apontarem que no geral a população brasileira está procurando ter hábitos de vida mais saudáveis, o consumo de gordura na alimentação é preocupante. A coordenadora geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, diz que esses alimentos prejudicam a saúde da população.


"Os alimentos gordurosos, as carnes com gordura, elas têm um teor bastante recessivo de gordura bastante prejudicial para as doenças cardiovasculares. Em especial para hipertensão, para as doenças circulatórias em geral, para o acidente vascular encefálico. Então, reduzir esse tipo de consumo no cotidiano é algo que traz muitos benefícios e seria recomendado, inclusive, a substituição por frutas e por alimentos que seriam mais saudáveis", afirma.

Para incentivar a prática de hábitos saudáveis no país, o Ministério da Saúde lançou recentemente o Guia Alimentar para População Brasileira, que traz os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável.


Continue lendo