O Programa Municipal de DST/HIV/Aids visitou 14 bares e casas noturnas no último final de semana em Londrina. Cerca de 400 jovens receberam orientações de equipes do programa sobre a prevenção do vírus HIV e o diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos que são realizados gratuitamente em toda rede municipal de saúde.
De acordo com a gerente do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, Hilda de Cassia Baptistotti, foram disponibilizadas três equipes com quatro servidores cada. As equipes visitaram os bares e casas noturnas mais próximas umas das outras. Segundo Hilda, houve boa recepção dos donos e gerentes dos estabelecimentos que permitiram a abordagem.
Foram distribuídos panfletos, preservativos e orientações sobre a prevenção do vírus HIV, principalmente durante as relações sexuais, por meio do uso da camisinha. Além disso, eles foram orientados pelas equipes a fazerem os testes rápidos disponíveis na rede municipal, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas rurais e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Alameda Manoel Ribas, nº 1, região central.
"Esperamos um aumento pela procura dos testes rápidos nas UBS e no CTA, mas principalmente, a conscientização das pessoas sobre a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais", ressaltou a gerente.
HIV e Aids
Existem diferenças entre os termos HIV e Aids. O primeiro refere-se ao vírus e o segundo à doença. Entre a infecção pelo vírus HIV e a manifestação da doença no organismo há um período máximo de oito anos. A ação do vírus é de destruição das defesas do corpo humano deixando o organismo suscetível a todo tipo de doença.
A transmissão acontece, principalmente, por meio de relações sexuais e quando há o contato com os fluidos do organismo de um indivíduo contaminado. A prevenção é feita por meio do uso de preservativos em todas as relações sexuais, bem como o não compartilhamento de seringas e de objetos perfurocortantes como, por exemplo, piercings e agulhas de tatuagem com sangue ou fluidos.
A realização dos testes rápidos é importante, pois se a contaminação pelo vírus for detectada a pessoa inicia o tratamento imediatamente evitando danos graves à saúde. Além disso, o paciente evita que outras pessoas sejam contaminadas já que o resultado do teste sai no prazo máximo de até 30 minutos após sua realização.
As próximas ações acontecem nas apresentações: