Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Londrina está estável

Janeiro movimenta doações de sangue no PR

Redação Bonde com AEN-PR
17 jan 2019 às 15:11
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de doações de sangue cresceu no Paraná nas duas primeiras semanas deste ano, informa o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). De acordo com o farmacêutico Paulo Hatschbach, que atua no órgão, o aumento começou ainda nos feriados de final de ano, quando foi feito um apelo à população para que não deixasse de doar. "E os doadores corresponderam", afirma.

Nos primeiros quinze dias de janeiro as doações chegaram a 6.502 em todo Estado. No mesmo período do ano passado, o número havia sido de 6.314 doações – uma alta de 3,9%. O ideal para manter os estoques são 16 mil doações por mês. Neste período de férias, em especial, as doações são fundamentais já que o número de acidentes nas estradas costuma crescer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A população atendeu nosso apelo, e no momento temos estoque suficiente para os 385 hospitais do Paraná. Esperamos que as pessoas continuem doando para que possamos atender a demanda e salvar vidas", destaca Hatschbach.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Respeitar o descanso causa mudança radical, diz Tricia Hersey, a 'Bispa do Cochilo'

Imagem de destaque
Entenda

O que fazer em casos de disfunção erétil e ejaculação precoce

Imagem de destaque
Veja os dados

Brasil contabiliza mais de mil casos de Mpox, segundo o Ministério da Saúde

Imagem de destaque
Cuide-se!

Como se manter hidratado no Rock in Rio e enfrentar longas horas no festival


As doações podem ser feitas em qualquer posto de atendimento do Hemepar em todo Paraná. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e com mais de 50 quilos, pode doar. Menores de idade precisam ter autorização e a presença do responsável legal.

Publicidade


Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalos de 60 dias, e as mulheres três vezes em um ano, com intervalos de 90 dias.


Apesar de em todo estado as doações terem aumentado, aqui em Londrina a situação é diferente.

Segundo a assessoria de imprensa, o estoque do hemocentro do HU (Hospital Universitário) está estável, sem aumentos. Essa estabilidade é mais do que o esperado, pois nesse período as doações diminuem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade