Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Itália alerta para riscos causados pela automedicação

Ansa Brasil
29 mar 2020 às 18:16
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ISS (Instituto Superior de Saúde) da Itália fez um alerta neste domingo (29) sobre os riscos da automedicação, especialmente, durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo a entidade, em nenhum caso, é justificável o uso de remédios sem o aval médico.

"Todos os medicamentos têm efeitos colaterais mais ou menos graves e a automedicação traz riscos ainda mais graves quando usa-se remédios não autorizados. No caso de compras online, então, tais riscos se multiplicam porque esses medicamentos podem ser falsificados", disse a diretora do Centro Nacional de Pesquisa e Avaliação Clínica de Medicamentos do ISS, Patrizia Popoli.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A preocupação aumentou no caso da Covid-19 porque muitas pessoas, por conta de suas angústias pessoas, começaram a fazer uma verdadeira "caça" a remédios supostamente efetivos para combater a doença com base em artigos que leram na internet.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepare o bolso

Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Escassez

Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento

Imagem de destaque
Entenda

Amplamente adotado, fumacê tem eficácia questionada e pode fazer mal à saúde


Segundo a especialista, "é preciso deixar claro que no momento não existe qualquer remédio que tenha indicação terapêutica à prevenção ou ao tratamento da Covid-19". Por conta da atual situação de emergência, "alguns remédios conhecidos para tratamento de outras doenças podem ser usados no caso de pacientes da Covid-19, mas tal tratamento - que se baseia no conhecimento incompleto que temos agora e é justificável só porque há falta de alternativas - pode ocorrer apenas com a prescrição médica".

Popoli ainda destaca que a Agência Italiana de Remédios (Aifa) "está simplificando e acelerando os procedimentos de experimentação clínica e, hoje, já estão autorizados diversos estudos com o objetivo de verificar a eficácia e a segurança de diversas moléculas".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade