O atendimento no Centro de Emergência e Trauma (CET) da Santa Casa de Londrina continua restrito nesta sexta-feira (15) por superlotação. Este é o segundo dia consecutivo e o terceiro nessa semana que são atendidos somente os casos mais graves, referenciados por Siate, Samu e Central de Leitos - os chamados 'Vaga Zero'.
Agora pela manhã são 22 pacientes no CET. Desses, 19 estão internados e 3 estão em observação. Dos internados, 5 são pacientes graves em leitos extras de UTI, respirando por aparelho. O hospital tem 36 leitos de UTI que também estão ocupados.
Os números mostram que hoje o CET está com quase 5 vezes a capacidade, já que o setor disponibiliza 4 leitos para internação. Os pacientes excedentes são acomodados em macas, distribuídas nos boxes de atendimento às emergências, sala de espera e corredor. Em alguns momentos é necessário usar, até mesmo, poltronas para acomodar pacientes.
10 em vaga zero
Apesar da restrição no atendimento de quinta-feira, o CET da Santa Casa recebeu 10 pacientes em Vaga Zero, encaminhados pelo Siate, Samu e Central de Leitos.