Notícias

Indução da ovulação pode ter efeitos adversos na mulher

04 jul 2011 às 14:43

A indução da ovulação em mulheres maiores de 35 anos que se submetem a tratamentos de fertilidade pode causar efeitos adversos ao organismo, segundo as conclusões de um estudo divulgado neste domingo.

Um grupo de pesquisadores do Centro de Fertilidade, Ginecologia, e Genética de Londres considera que esse procedimento - pelo qual se recorre à medicação hormonal para estimular a ovulação e que, dessa maneira, liberam um maior número de células reprodutoras - altera o processo crítico da duplicação de cromossomos conhecido como meiose.


Segundo os especialistas, isso provocaria anormalidades no número de cromossomos, o que poderia, por sua vez, causar efeitos adversos, como o fracasso do tratamento de reprodução assistida, um aborto ou, de maneira mais rara, o nascimento de um bebê afetado com condições como a Síndrome de Down.

Essas conclusões serão expostas nesta segunda-feira na conferência anual da European Society of Human Reproduction and Embryology, em Estocolmo (Suécia). (com agência EFE)


Continue lendo