Notícias

Inaugurado em Londrina o Laboratório de Análise Farmacêutica

31 out 2013 às 16:04

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (31), o Laboratório de Análise Farmacêutica da Universidade Estadual de Londrina, o LAF, que vai funcionar no edifício do Laboratório de Medicamentos (antigo Laboratório de Produção de Medicamentos – LPM), localizado na Avenida Tiradentes próximo ao Parque de Exposições.

Estiveram presentes a reitora Nádina Moreno, a vice-reitora Berenice Quinzani Jordão, Terezinha de Fátima Sanches, chefe da 17ª Regional de Saúde do Estado, Sidnei Fernandes, representando o secretário municipal de Saúde, além de diretores de diversos Centros de Estudos da UEL, funcionários e estudantes.


O Laboratório de Análise Farmacêutica da UEL é composto pelos laboratórios físico-químico e microbiológico e ocupa uma área de 695 metros quadrados. É um laboratório de controle de qualidade de produtos para a saúde, que prestará serviços na área farmacêutica, na análise de medicamentos, matérias-primas para medicamentos e água purificada.


A reforma realizada no prédio e a aquisição dos equipamentos recebeu investimento total de R$ 1,9 milhão, dos quais mais de R$ 1,4 milhão com recursos próprios da Universidade, e o restante pelo Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.


Falando na ocasião, a diretora do Laboratório de Medicamentos, professora Cleuza Catsue Takeda Kuwabara, lembrou que, quando a atual administração da UEL assumiu, há três anos e meio, o então LPM, que já não fabricava medicamentos desde 2004, estava praticamente sucateado, tinha várias pendências com órgãos federais e o pouco que se fazia lá era apenas para fins acadêmicos.


Então teve início um longo processo de recuperação do órgão, até que, agora, pôde ser inaugurado o Laboratório de Análises Farmacêuticas, que começará a funcionar efetivamente no ano que vem e será importante parceiro do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN).

A reitora Nádina Moreno lembrou o grande esforço que a administração teve que fazer para resolver todas as antigas pendências legais e financeiras (principalmente com o Governo Federal) que incidiam sobre o Laboratório de Medicamentos. Mas disse que tudo foi resolvido e agradeceu aos muitos que colaboraram para esse fim.


Continue lendo