As enfermarias exclusivas para o tratamento de Covid-19 operam em 101% de ocupação no HU (Hospital Universitário) de Londrina, como mostra mais um boletim diário divulgado pela instituição. Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para adultos, 115% dos leitos estão ocupados, e 54 pacientes aguardam vaga nessa sessão.
Na UTI pediátrica, 7% das vagas estão em uso. Já o Pronto Socorro, segue com 178% de lotação.
O Hospital afirma que existem pacientes infectados pelo novo coronavírus que estão internados em áreas não específicas para a infecção da doença. Isso pode comprometer a capacidade técnica do HU em atender casos urgentes.
Ventiladores pulmonares
O HU adquiriu recentemente, com recursos próprios oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde), sete ventiladores pulmonares. A instituição também recebeu, via doação do Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, outros 25 equipamentos. Destes, 10 ventiladores serão usados no transporte de pacientes.
Segundo a entidade, todos esses equipamentos já chegaram e serão utilizados para assistir os pacientes que necessitarem de ventilação mecânica.